Criamos o blog para incentivar os alunos a usarem os programas e aplicativos disponíveis no Sistema Linux e OpenOffice. Em alguns momentos a temática é livre e os jovens são convidados a viajar na sua imaginação. Também postamos projetos, aulas, palestras, eventos e outros acontecimentos na escola. Caros leitores, alunos e professores estamos convidando todos vocês para fazerem essa viagem juntos conosco. Por favor apertem os cintos !
Foi com muito orgulho que a Escola Johnson entregou 5 computadores aos alunos que se destacaram nas médias de proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esse desempenho deu-se na avaliação externa SPAECE em 2010. O prêmio foi dado pelo Governo do Estado do Ceará. Membros da SEFOR estiveram presentes e se juntaram à mesa com a Diretora da Escola Johnson Ana Maria Bizerril, a coordenadora da área de linguagem e códigos Professora Niêjda e a Professora de Matemática Ludimila Martins . Os alunos premiados foram:
A festa de entrega dos prêmios prosseguiu com a apresentação musical dos alunos do Ensino Médio com a música “Imagine” sob a interpretação do aluno Lucas. Em seguida a encenação do presépio vivo com a música “Noite Feliz” na flauta do aluno David.
Engana-se quem acha que a Biblioteca é um lugar apenas para livros. Na Biblioteca e Multimeios da Escola Johnson há uma grande quantidade de informações que podem ser extraídas de fitas de vídeo, de DVDs ou de mapas. Esses são alguns dos chamados materiais especiais ou multimeios Os documentos em mídia com texto, som e imagem estão disponíveis na coleção de multimeios da Biblioteca. Compostos por CDs (compact disc), DVDs e fitas de videocassete.
Entrevista com o Professor de apoio do Centro de Multimeios: 1) Nome:_ Afonso Chacon 2) Signo: _Touro 3) Profissão: _Pedagogo e Enfermeiro. 4) Especialidade: _Tecnólogo Para o Ensino do Terceiro Grau 5) Tempo de Multimeio: _4 anos 6) O que significa o Trabalho Multimeio: _Para mim é uma experiência nova na vida profissional, pois antes estava em sala de aula como professor de Biologia e Ciência Biológicas em um período de mais ou menos 20 anos. Por motivos de saúde vocal estou readaptado para essa nova função. 7) _Como é o trabalho: Os Centros de Multimeios funcionam como intermediário de informação entre o aluno e o professor e vice-versa. São estimulantes ambientes de aprendizagem que funcionam como espírito de sala de aula viva e alegre. Laboratório de vivências interessantes e construtivas, são uma resposta aos desafios da escola de nossos dias, com exigências qualitativas e quantitativas. Nesse centros são reunidos materiais e equipamentos sob a denominação genérica de "meios", além dos materias impressos tradicionais componentes das bibliotecas como: materiais cartográficos, jogos pedagógicos, livros didáticos e paradidáticos, fitas de videocassete, cd-room, disquetes entre outros, os quais são usados dependendo da solicitação do aluno e/ou professor. É um trabalho gratificante e que nunca deve ser levado como um centro de punição de alunos. 8) Para terminar pedimos uma frase:_"Trabalhar em equipe harmônica e cooperativa traz resultados surpreendentes e satisfatórios".
Afonso Chacon é o Professor de Apoio
do Centro de Multimeios
Professor Afonso
Atividades Lúdicas
Vera Monteiro - Regente do Multimeio
Painel incentivando os alunos a frequentarem o Centro de Multimeios
Durante essa semana está acontecendo a reunião dos pais de alunos do Ensino Fundamental. Muitos assuntos estão sendo abordados como: fardamento, freqüência, notas, comportamento, uso de celular nas salas de aula, acompanhamento do desempenho dos filhos pelo site da SEDUC etc. Um vídeo que saiu no Jornal Nacional foi passado, incentivando os pais a serem mais presentes na educação dos filhos.
A Professora Iara Baia trouxe o estudante de Comunicação Social da UFC Andy Monroy Osório para dar uma palestra na Escola Johnson sobre diversos assuntos. Andy tem naturalidade Russa mas viveu a maior parte da sua infância e adolescência em Cabo Verde e tem descendência Africana.
Cabo Verde é um país africano, um arquipélago constituído por dez ilhas localizado no Oceano Atlântico. Por ter sido colonizada pelos Portugueses a língua falada é o Português.
Andy falou para alunos entre 14 e 16 anos das 9 º A e B sobre a música, cultura, economia, geografia e educação em Cabo Verde, desmistificando assim, as idéias que os alunos tinham sobre a África e seus descendentes. Falou-se também sobre preconceito, aonde ele contou algumas experiências que teve quando chegou em Fortaleza. Em uma delas ele foi tratado como meliante, situação que sempre magoa muito, mas que na maioria das vezes o ofensor nega ter sido preconceituoso. Ele incentivou os adolescentes a trabalharem seus preconceitos para que no futuro a ação deles faça a diferença.
Os alunos gostaram muito e ficaram além do tempo da palestra, fazendo perguntas que foram elaboradas a partir das dúvidas e curiosidade geradas pelas ricas informações e vivências do palestrante.
Parabéns para a professora Iara Baia pela ideia da palestra !